segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Meu quintal

Meus meninos (marido e Rafa...rs) amam vídeo game. De vez em quando, dou uma paradinha para ver. Os jogos são cheios de desafios, lutas, inimigos. O jogador precisa conhecer o inimigo, traçar estratégias e enfrentar o desafio para avançar no jogo.

A semana começou! Na verdade, começou ontem, né? (rs) Mas na segunda-feira é que damos o "Play" nas lutas do dia a dia. A minha começou cheia de caixas, sacolas, bagunça espalhada pela casa... Semana da mudança! Que Deus me ajude :)
No jogo da vida, existem desafios, ameaças, inimigos muito maiores do que uma mudança de endereço, não é mesmo? E pode ser que esteja passando por um "rei Seraqueribe" na sua vida. Oi? Isso mesmo! Mas vou explicar. Dá o "Play" aí e vem comigo.

2 Crônicas 31.20,21; 32.1-8
O rei Ezequias foi um rei que fez o que era bom, reto e verdadeiro perante o Senhor. Depois desta fidelidade, ele se depara com um enorme desafio: o rei Seraqueribe, da Assíria, no seu quintal querendo conquistar Judá. Este era o rei mais poderoso e temido da época, seu exército era uma multidão. Um inimigo intransponível! Então, Ezequias fez duas coisas: Primeiro, desviou a água para que o exército assírio não tivesse o que beber, fortificou os muros para proteger as cidades e fabricou instrumentos de guerra; Segundo, reuniu o povo na praça e falou ao coração deles essas palavras:

 "Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há conosco maior do que o que está com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras." (32.7-8).

Então o povo se animou!

Pois é, você faz tudo certinho, né? Ora, lê a Bíblia, vai na igreja, procura ter bom testemunho, serve a Deus, igual o rei Ezequias... aí, aparece um rei Seraqueribe no seu quintal?  É, nossa fidelidade a Deus não impede de termos problemas. Deus não atua nesse sistema de recompensas "toma lá, dá cá" que gostam tanto de pregar por aí. Lembrei de Jesus dizendo: "No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (Jo 16.33b). 

O rei Seraqueribe tá no meu quintal, e agora? Faça duas coisas, como Ezequias fez:
1. Não seja passivo! FAÇA tudo que estiver ao seu alcance. Dê o seu melhor! Pare, avalie, raciocine e... FAÇA!
2. Não seja ativo! PARE e lembre-se de quem é o seu Deus! Deus é mais forte e maior do que qualquer problema, ameaça, perigo. Além de forte, Deus é presente! Ele guerreia as nossas guerras. Aleluia!!! Anime-se e anime os outros no Senhor.

Termino com uma linnnda curiosidade: Você sabia que o Salmos 46, muito provavelmente, foi escrito nessa época?
"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus, sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra." 
(Sl 46. 1,10)




domingo, 29 de novembro de 2015

Sobre buscar a Deus...



Quer realmente conhecer alguém? Trabalhe com ele, conviva com ele! Já ouvi relatos felizes e tristes sobre isso. Pessoas que conhecem alguém, mas quando começam a trabalhar com essa pessoa descobrem coisas muito boas ou muito ruins. 

"E toda a obra que empreendeu no serviço da casa de Deus, e de acordo com a lei e os mandamentos, PARA buscar a seu Deus, ele a fez de todo o seu coração e foi bem sucedido." 2 Crônicas 31:21

A vida do rei Ezequias é marcada pela busca a Deus! Quando pensamos sobre buscar a Deus, geralmente, nos vem a mente coisas como: oração e leitura da Palavra. Além disso, costumamos pensar que devemos buscar a Deus e só então servi-lo. Porém, neste trecho, o rei Ezequias nos ensina uma maneira não muito usual de pensarmos em como buscar a Deus: Servindo a Deus! Ele nos ensina que:
Servir a Deus é uma maneira de Buscar a Deus!

sábado, 28 de novembro de 2015

2015

O ano está acabando e começa a hora de olhar para trás. Se eu perguntasse "O que marcou 2015 na sua vida?", tenho certeza que escutaria algo do tipo: encontrou o grande amor, casou, nasceu o filho, mudou de cidade, ganhou uma competição, fez a viagem inesquecível, formou, passou no vestibular, etc.

Jesus, em Lucas 21.27, fala de um evento, na verdade, O Evento Final!
"Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória."

Eu me fiz aquela pergunta e a resposta foi: Rotina! Alguém poderia me questionar "Mas nada de especial aconteceu esse ano?". Eu respondo "Sim, a Rotina!". Infelizmente associamos a Rotina a algo ruim, tedioso, sem graça, obrigatório.

Jesus continua dizendo o que devemos fazer para estar preparados para este Evento e, logo depois, Lucas conta a Rotina de Jesus:
"Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.

Ora, de dia ensinava no templo, e à noite, saindo, pousava no monte chamado das Oliveiras.
E todo o povo ia ter com ele no templo, de manhã cedo, para o ouvir."

Em todas as áreas da nossa vida, inclusive espiritual, tendemos a dar extremo valor aos Eventos extraordinários. Porém, Jesus nos ensina que as coisas mais importantes são aquelas feitas TODOS OS DIAS, como uma vida de oração e estudo da Palavra! Então, os Eventos são ruins? Claro que não! Servem para nos animar, despertar! Mas a maturidade, inclusive espiritual, vem com a Rotina! O apóstolo Paulo (ICo 9.24,25) compara nossa vida a uma corrida, entretanto, ninguém vence uma corrida do dia para a noite, não é mesmo? É preciso uma Rotina de treino diário.

2016 nos reserva Rotina, disto tenho certeza! Que valorizemos e encontremos alegria, satisfação, crescimento e amadurecimento na Rotina do trabalho, do lar, do casamento, da igreja, da vida com Deus!

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Gabrieela...


"Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim, Gabrieela." 

"Eu sou assim mesmo, mas meu pai fazia isso...", "Eu sei que está errado, mas minha mãe falava assim pra mim...", "Eu não consigo porque meus pais não me ensinaram...", "Eu sei, mas vi isso em casa minha vida toda...", "Fui criada assim, agora...", "Lá em casa eu era tratada desse jeito, estou só replicando...", etc, etc, etc. Quantas vezes já ouvi essas frases e admito já ter dito algumas também!

"Tinha Acaz vinte anos de idade quando começou a reinar e reinou dezesseis anos em Jerusalém. Não fez o que era reto perante o Senhor, seu Deus, como Davi, seu pai. " (2 Reis 16.2)
"No terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. Fez ele o que era reto perante o Senhor, segundo tudo o que fizera Davi, seu pai." 
(2 Reis 18.1,3)

"Os pais não serão mortos em lugar dos filhos, nem os filhos, em lugar dos pais; cada qual será morto pelo seu pecado." (Deuteronômio 24.16)

O rei Ezequias tomou uma decisão: não replicar os erros do seu pai.  Não temos desculpas para o erro! Deus dá a cada um de nós a oportunidade de fazer diferente, independente de onde viemos. Deus é capaz de mudar nossa história! Aleluia! A decisão é nossa.


terça-feira, 17 de novembro de 2015

Dica de Beleza



Não sou uma expert em moda e nem sou das mais fissuradas em estética. Mas, nem eu gosto de ficar feia na foto (rs). Não sou a mais indicada para dar dicas de qual roupa combina melhor com seu biotipo, ou que estilo combina com sua personalidade, ou se o terno tem que ter 2 ou 3 botões, ou que cor de maquiagem combina com seu tom de pele, ou que tipo de exercício é melhor para perder a barriguinha, ou se cortar o cabelo curto vai te fazer chorar forever (rs). 

Porém, tenho uma Dica de Beleza INFALÌVEL!!! Essa dica não pode ser comprada em farmácias ou vitrines, tão pouco pode ser adquirida em salões de beleza ou clínicas de estética. Essa dica não precisa de mesa cirúrgica ou horas de academia. E o melhor, essa beleza não muda nunca, nem com o aparecimento das rugas ou o excesso de "fofura". 

A Dica de Beleza é "O coração alegre aformoseia o rosto." (Pv 15.13a)

Algumas vezes, mesmo com a melhor roupa, o cabelo mais arrumado, a maquiagem mais bem feita... o espelho insiste em mostrar um coração vestido de tristeza. Uma música antiguinha diz assim: "A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus...". Jesus é o único capaz de despir nosso coração da mágoa, amargura, decepção, frustração, dúvida, solidão ou de qualquer coisa que tem vestido nosso coração de tristeza. Jesus é o único capaz de vestir nosso coração de alegria e nos dar uma beleza eterna. 

Busquemos a beleza verdadeira, a beleza que vem de dentro para fora, a beleza que brota de um coração alegre entregue a Jesus!

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Não fede, nem cheira!

Perfume é uma coisa muuuuito pessoal, né gente? Eu, por exemplo, tenho rinite alérgica e certas fragrâncias me fazem espirrar uma semana sem parar (rs). Em algumas épocas do ano, passo longe de perfume. Mas é interessante como o perfume marca nossas vidas. Tem um cheirinho de amaciante que quando sinto o cheiro, viajo ao passado e quase consigo sentir eu me deitando em camas arrumadas no chão na casa da minha avó. Por outro lado, tem um perfume, que não direi o nome para não constranger ninguém (rs), até muito usado, que me remete a algo tão ruim que chego a ficar com estômago embrulhado quando sinto. Porém, para outras pessoas é extremamente agradável.

Amo a maneira poética que a Bíblia ilustra certas situações. Em 2 Coríntios 2.15,16, Paulo diz que

  "para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.
Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida."
Olha só, que interessante! O perfume é um só, mas para uns cheira vida e para outros, morte! Para uns, quem é perfume de Cristo, tem um cheirinho bom, sua companhia é extremamente agradável e apreciada. Quem não gosta de estar perto de alguém cheiroso, que perfuma nossa vida com VIDA? Porém, para outros, quem é perfume de Cristo, incomoda, causa constrangimento, cheira mau, embrulha o estômago.

Bem ou mau, quem pertence a Cristo sempre exala um perfume. Não dá para ser do tipo "Não fede, nem cheira". A presença de Cristo em nossas vidas deve perfumar as vidas ao nosso redor, seja trazendo Vida ou revelando o estado de Morte! 

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Herói em Batalha



Ontem a noite, em uma conversa com uma amiga que passa por uma situação difícil, me lembrei de um versículo que gosto muito:
"Então, se levantou Jônatas, filho de Saul, e foi para Davi, a Horesa, e lhe fortaleceu a confiança em Deus" (1 Samuel 23.16)


Nós aqui em casa gostamos muito de assistir séries de tv. Atualmente, eu e Max estamos assistindo "Arrow"; e eu, Max e Rafa assistindo "Flash". Uma característica comum em ambos (sem dar spoiler...rs) é que não trabalham sozinhos.... Eles tem pessoas que os ajudam a encontrar os inimigos e durante a batalha, ajudam dizendo como vencer os inimigos, rotas de fuga, etc. Enquanto os "heróis" estão lutando fica difícil pensar em outra coisa senão no inimigo.



Todos nós em algum momento da vida passamos e passaremos por problemas e dificilmente conseguiremos pensar em outra coisa senão no problema. Precisamos de pessoas que nos ajudem a vencer o problema, a ver uma luz no fim do túnel.

Seja qual for o problema, Deus é sempre a melhor solução! Mas até nós, cristãos verdadeiros, temos momentos de esmorecimento da fé. Portanto, se está como Davi passando por uma dificuldade, procure um Jônatas para fortalecer sua confiança em Deus! Mas se tudo está muito bem, seja um Jônatas na vida de alguém se dispondo a ajudar algum "herói" em batalha a vencer em Deus!