Meus meninos (marido e Rafa...rs) amam vídeo game. De vez em quando, dou uma paradinha para ver. Os jogos são cheios de desafios, lutas, inimigos. O jogador precisa conhecer o inimigo, traçar estratégias e enfrentar o desafio para avançar no jogo.
A semana começou! Na verdade, começou ontem, né? (rs) Mas na segunda-feira é que damos o "Play" nas lutas do dia a dia. A minha começou cheia de caixas, sacolas, bagunça espalhada pela casa... Semana da mudança! Que Deus me ajude :)
No jogo da vida, existem desafios, ameaças, inimigos muito maiores do que uma mudança de endereço, não é mesmo? E pode ser que esteja passando por um "rei Seraqueribe" na sua vida. Oi? Isso mesmo! Mas vou explicar. Dá o "Play" aí e vem comigo.
2 Crônicas 31.20,21; 32.1-8
O rei Ezequias foi um rei que fez o que era bom, reto e verdadeiro perante o Senhor. Depois desta fidelidade, ele se depara com um enorme desafio: o rei Seraqueribe, da Assíria, no seu quintal querendo conquistar Judá. Este era o rei mais poderoso e temido da época, seu exército era uma multidão. Um inimigo intransponível! Então, Ezequias fez duas coisas: Primeiro, desviou a água para que o exército assírio não tivesse o que beber, fortificou os muros para proteger as cidades e fabricou instrumentos de guerra; Segundo, reuniu o povo na praça e falou ao coração deles essas palavras:
"Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há conosco maior do que o que está com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras." (32.7-8).
Então o povo se animou!
Pois é, você faz tudo certinho, né? Ora, lê a Bíblia, vai na igreja, procura ter bom testemunho, serve a Deus, igual o rei Ezequias... aí, aparece um rei Seraqueribe no seu quintal? É, nossa fidelidade a Deus não impede de termos problemas. Deus não atua nesse sistema de recompensas "toma lá, dá cá" que gostam tanto de pregar por aí. Lembrei de Jesus dizendo: "No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (Jo 16.33b).
O rei Seraqueribe tá no meu quintal, e agora? Faça duas coisas, como Ezequias fez:
1. Não seja passivo! FAÇA tudo que estiver ao seu alcance. Dê o seu melhor! Pare, avalie, raciocine e... FAÇA!
2. Não seja ativo! PARE e lembre-se de quem é o seu Deus! Deus é mais forte e maior do que qualquer problema, ameaça, perigo. Além de forte, Deus é presente! Ele guerreia as nossas guerras. Aleluia!!! Anime-se e anime os outros no Senhor.
Termino com uma linnnda curiosidade: Você sabia que o Salmos 46, muito provavelmente, foi escrito nessa época?
"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus, sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra."
(Sl 46. 1,10)