domingo, 11 de dezembro de 2016

CONTAGIOSO

Quinta-feira Rafael acordou indisposto, meio enjoado e logo chegou a diarreia. Três dias depois, Tito acordou indisposto, meio enjoado e logo chegou a diarreia. O mau do Rafael contaminou Tito. Isso é o que chamamos de algo CONTAGIOSO. Espero que pare no Tito!!!

Vamos aproveitar a diarreia alheia (rs...tadinhos dos meus pequenos) para aprender algo que a Bíblia diz ser CONTAGIOSO?

Já pensou se "pegássemos": santidade, conhecimento de Deus, amor a Deus, intimidade com Deus... só de ficar perto de homens e mulheres de Deus, piedosos, tementes a Deus, amantes da Palavra??? Apesar dessas pessoas serem excelentes companhias para nos estimular na fé, são incapazes de nos CONTAGIAR com tudo isso.

Infelizmente, o que a Palavra de Deus nos ensina ser CONTAGIOSO não é nada bonito como uma vida reta com Deus. Pelo contrário, é mais parecido com a diarreia dos meus pequenos. Hebreus 12. 14, 15 diz assim:

"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem."

Isso aí, pessoal! Ande com pessoas que deixaram a amargura fazer "raiz" e logo será contaminado. A AMARGURA É CONTAGIOSA!!! Portanto, muito cuidado com quem escolhe andar. Mas se você for quem está preso e enraizado na amargura, se liberte eliminando esta erva daninha do seu coração com o PERDÃO!






sábado, 12 de novembro de 2016

Não é uma competição!

Vamos combinar, gente, berçário pode ser um lugar cruel! Li outro dia que "Maternidade não é competição" e isso precisa ser cantado mais que "Meu pintinho amarelinho", por favor!!! Meu Tito de 2 anos só fez uma coisa antes da galera do berçário: nasceu antes dos 9 meses. O resto, ele é o "retardatário" na apresentação dos "macaquinhos de circo" (senta, deita, rola, fala, canta, ri, beija...). Graças a Deus meu "macaquinho" não tem sido alvo dos competidores de plantão, mas já vi e ouvi muita coisa feia por aí!  A velocidade de desenvolvimento de cada criança é determinada por inúmeras variáveis e não dá direito a medalha de honra ao mérito a ninguém.

Vamos combinar, gente, a igreja pode ser um lugar cruel. Vida Cristã não é competição! E isso precisa ser cantando mais que "3 palavrinhas só", por favor!!! Nascidos de novo em Cristo, passamos a crescer e amadurecer na vida cristã. Começamos bebendo leite espiritual até conseguirmos comer alimento sólido. A velocidade de desenvolvimento de cada discípulo de Jesus é determinada por inúmeras variáveis e não dá direto a medalha de honra ao mérito a ninguém. Somos o que somos pela graça de Deus!

O Princípio Bíblico para as mães do berçário e para toda a igreja é exatamente o mesmo e inclui: afetos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão, longanimidade, ajuda mútua, perdão...

 "Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito." 
Colossenses 3:12-14


No final das contas, ninguém poderá inserir no currículo lattes a idade que parou de fazer xixi na cama. E no Grande Dia Final, todos seremos apresentados perfeitos em Cristo, graças a Deus!



quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Pedra no Feijão


Feijão é bom, né gente? O feijão é o basicão da mesa do brasileiro e se você sabe o basicão da cozinha, sabe que tem que "catar" o feijão para retirar as pedras. Mas...
Quem nunca teve a infelicidade de dar "aquela" mordida em uma pedra enquanto comia feijão? Até arrepiei só de pensar! A dor e o desconforto de mastigar "brita" podem inclusive virem acompanhados de um belo dente quebrado. Pode ser a comida mais gostosa do mundo, mas quando isso acontece a graça acaba na hora!!!


Somos brancos, pretos, pardos, grandes, pequenos, fradinhos... Tem gente que gosta mais de você, outros de mim e outros de ninguém! Fazemos parte do basicão da vida de familiares, colegas de trabalho, parentes, amigos, irmãos da igreja, vizinhos... Tem gente que senta diariamente na nossa mesa, outros de vez em quando e outros nunca!

Com Cristo, somos bom perfume, doce como mel, saboroso como sal, iluminados como luz. Quem não quer um bom feijão na mesa? Mas...
Quem nunca teve a infelicidade de causar dor, desconforto como mastigar "brita" e até um relacionamento quebrado depois de ser "pedra de tropeço" a alguém? E quando isso acontece, você pode ser o feijão mais bem feito do mundo que a "graça" acaba na hora!!!

A Palavra de Deus nos ensina o basicão da nossa vida e isso inclui "catar" as "pedras" que nos tornam causadores de desgosto ao invés de uma deliciosa companhia. O texto de Efésios 4. 25-32 sugere quais "pedras" podem ser essas: mentira, raiva, furto, palavra torpe, amargura, indignação, ira, gritaria, calúnia e maldade.

Com Cristo, somos capazes de ser bondosos, compassivos, perdoadores... Um belo, limpo, cheiroso e amoroso feijão na mesa de qualquer que se assente em nossa mesa! Bora "catar"?

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados, e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício de Deus, em aroma suave." 
Efésios 4.1





quarta-feira, 28 de setembro de 2016

4 Estações



"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu."
Eclesiastes 3.1

Há época de ser primavera...
Tudo é tão colorido e perfumado! Dias de nascer, plantar, edificar, espalhar pedras, coser, amar e paz.
Há época de ser verão...
Tudo é tão intenso e caloroso! Dias de curar, sorrir, abraçar, dançar, buscar, guardar e falar.
Há época de ser outono...
Tudo é tão reflexivo e decisivo. Dias de arrancar o que se plantou, derrubar, ajuntar pedras, afastar-se de abraçar, lançar fora, estar calado.
Há época de ser inverno...
Tudo é tão frio e escuro! Dias de morrer, matar, chorar, prantear, perder, rasgar, odiar e guerra.

"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou."
Romanos 8:37



segunda-feira, 18 de abril de 2016

Livro Querido - "Plena Satisfação em Deus"



Eis uma paixãozinha: Leitura!
Minha falta de tempo me faz ter um filtro mais afunilado quanto às escolhas. Por isso, compartilho aqui os livros que, com certeza, não te farão perder tempo ;)



O Livro Querido de hoje é "Plena Satisfação em Deus" de John Piper, Editora Fiel.



Costumo dizer que o ministério de John Piper (Desiring God) me fez ter uma nova perspectiva bíblica de adoração a Deus e relacionamento humano. O livro trata da essência desse ministério. John Piper explica que o nosso desejo em satisfazer-nos deve ser segundo os propósitos de Deus e para a Glória dEle.





Suuuper barato para o valor do  conteúdo e bem pequeno com 96 páginas, é uma dica imperdível.
Pega uma xícara de café e se delicie!






segunda-feira, 28 de março de 2016

Pipoca - "Para Sempre Alice"


Hoje é dia de sentar no sofá, pegar o balde de pipoca e... uma caixa de lenço, sério!



"Para Sempre Alice" é um drama maravilhoso que você não pode deixar de assistir. É daqueles que te faz, não apenas chorar, mas também pensar: "E se fosse comigo?". Fiquei pensando em quão útil este filme pode ser às pessoas que estão começando a desenvolver o Alzheimer ou que possuem parentes com a doença.
Trailer abaixo!


Não é que espiritualizo tudo o que vejo, é que meu viver é Cristo, então... Enfim, durante o filme várias coisas me vieram à mente:

- Nossa vida é frágil e breve.


“Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce; pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar.” (Sl 103:15-16)

"Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa." (Tiago 4.14)

- Nos dedicar demasiadamente a algo terreno é mesmo "correr atrás do vento",

"Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento." (Eclesiastes 1.14) 

- Cada dia é único e deve ser vivido como tal.


"Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal." (Mateus 6.34)


"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,

Remindo o tempo; porquanto os dias são maus." (Efésios 5.15-16)

- O amor é o grande dom de Deus.


"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."        (1 Coríntios 13.13)


Assisti no meu querido Netflix!
Quem já assistiu levanta a mão e dê sua opinião também ;)
Aproveite a dica e bom filme!


sábado, 26 de março de 2016

Vitrola - "Isaías 53"



É Páscoa!

Cozinhava quando ouvi esta música pela primeira vez. Foi impossível continuar até que ela terminasse. Chorei como criança diante do sacrifício do meu Redentor! E então ouvi de novo e de novo e de novo...

Os caras são do Projeto Sola que você pode conhecer mais aqui.
Letrinha maravilhosa, abaixo.
Play na Vitrola!

Música: Isaías 53

Ele não tinha qualquer beleza,
ou majestade pra nos atrair.
Nada havia em sua aparência,
para o desejarmos.
Mais rejeitado dentre os homens,
ainda assim carregou nossas dores.
O seu castigo nos traz paz,
e a esperança não se esvai.

A oferta pela culpa Ele ofereceu
Pra satisfazer o criador Ele morreu
Pra que a sua luz em nós pudesse brilhar
O filho do amor se entregou em nosso lugar

Mas rejeitado dentre os homens,
ainda assim carregou nossas dores.
O seu castigo nos traz paz,
e a esperança não se esvai.

A oferta pela culpa Ele ofereceu.
Pra satisfazer o criador Ele morreu
Pra que a sua luz em nós pudesse brilhar
O filho do amor se entregou em nosso lugar

És o cordeiro, que pelos nossos pecados
foi esmagado sem dizer uma só palavra,
se entregou aos cravos
Derramou sua vida até a morte provando a ira amarga,
pra nos dar sua doce graça e nos fazer viver.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Correr atrás do vento


"...pôe-se o sol, e volta ao seu lugar, onde nasce de novo."

O capítulo 1 do livro de Eclesiastes traz um gosto amargo e desanimador. Salomão, o homem que teve tudo o que desejou, olha para trás e conclui que tudo nessa vida é vaidade, "correr atrás do vento".

Independente de relacionamentos ultra emocionantes, trabalhos mega criativos, aquisições extraordinárias, sonhos mirabolantes, viagens inesquecíveis ou diplomas das galáxias; o dia sempre nascerá e findará, com o gosto amargo da insatisfação. Então, será preciso um novo relacionamento, novo trabalho, nova aquisição, novo sonho, nova viagem ou novo diploma.

A única solução para deixar a vida amarga e desanimadora de "correr atrás do vento" é experimentar a "plenitude de alegria" e nos deliciar perpetuamente na presença de Deus! (Salmos 16.1)

A vida longe de Deus sempre termina na insatisfação! Porém, quando vivemos na doce e animadora presença de Deus, sempre estaremos plenamente satisfeitos!


quarta-feira, 2 de março de 2016

Full HD


O que fizeram com nossos "ídolos"? Recentemente, assistindo um telejornal, fiquei pasma ao me deparar com as imperfeições dos telejornalistas. Tudo isso por causa da imagem em Ultra Alta Definição (Full HD). Me perguntei, cadê a pele de pêssego, os cabelos impecáveis e o sorriso "Colgate Total 12"? A verdade foi revelada. Os "ídolos" caíram! Sobraram as rugas que bravamente resistem às muitas camadas de base, os fios de cabelo não domados pela chapinha e o sorriso amarelado do cafezinho!

Achegue-se ao Deus Santo e verás a corrupção do seu coração em Full HD! Assim foi com o profeta Isaías quando, no capítulo 6 do seu livro, se depara com a imagem Santa do Senhor dos Exércitos. Naquele momento, foi como se diante dos olhos do profeta fossem colocadas, em altíssima definição, suas imperfeições, seu coração corrupto e sua idolatria! Isaías se viu nu e cheio de vergonha, assim como, Adão e Eva depois do pecado.

A medida que nos aproximamos de Deus e contemplamos Sua santidade, nossas imperfeições ficam nítidas, os ídolos do nosso coração são revelados. Não há espaço para orgulho e alegria... só vergonha e pranto!

Deus, em Sua infinita misericórdia, acode o profeta queimando sua corrupção com brasas vivas de purificação... quanta dor! A imagem mudou. Os ídolos caíram! Tudo que causava vergonha e pranto se transformou em uma linda imagem da Graça. Agora sim, Isaías estava pronto para ouvir e obedecer a Deus.

É impossível estarmos próximos do Santo Deus e não termos nossos corações purificados, transformados, prontos para ouvir a voz de Deus e obedecer Sua vontade!

Até quando? Até que nossa vida reflita, em Full HD, a imagem do próprio Deus! (2 Coríntios 3:18)

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito."
 Provérbios 4.18






quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Sinal Vermelho

Quando chegamos a Cuiabá, ficamos perplexos com o trânsito, particularmente em relação ao uso do Sinal (semáforo, farol, sinaleiro, etc). Descobrimos, logo cedo, que o sinal "verde" não necessariamente significa "siga" porque o "vermelho" não necessariamente significa "PARE".


Exceto, lógico, se tiver um "Amarelinho" (policial de trânsito) perto. Agora estamos um pouco mais adaptados (não conformados...rs). Recentemente, o Órgão Regulador colocou Radares em alguns Sinais para "ajudar" os motoristas a lembrarem-se do significado das cores.

Indo para igreja domingo à noite, aconteceu algo não inédito. Eu parada no sinal vermelho, enquanto o restante dos carros passavam por mim (alguns fazendo cara de "como assim?" pra mim...rs). 
Para não pecar (rs), passei instantaneamente a meditar (lembrar versículos) na Palavra de Deus (Salmos 119.11).
Aqueles motoristas me fizeram lembrar dos pecados que cometemos no pensamento! Eles tem uma característica particular, ninguém está vendo e por isso não temos que dar satisfação à ninguém, nem um "órgão regulador" (irmão, igreja, sociedade, etc) para nos confrontar e aparentemente não faz mal a ninguém. A Bíblia cita alguns em Marcos 7.21,-23; imoralidades sexuais, adultérios, cobiças, maldades, devassidão, inveja, calúnia, arrogância, insensatez... "Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro". 
Por não ter nenhum "Radar" ou "Amarelinho" vendo, nos esquecemos que todo pecado é cometido contra Deus em primeiro lugar e Ele "de longe percebes meus pensamentos" (Salmos 139.2)!
Que nos atentemos para tudo que ocupa nosso pensamento e façamos a oração de Davi: 
"Sonda-me, ó Deus e conhece o meu coração, prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno." (Salmos 139.23,24)